A saúde pública do Agreste Meridional de Pernambuco está prestes a dar um grande salto. O Governo do Estado publicou nesta quinta-feira (17) o edital de licitação para a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns. Com um investimento de mais de R$ 135 milhões, a nova unidade terá 269 leitos e será referência em atendimento de alta complexidade.
Com gestão da Secretaria Estadual de Saúde, o hospital contará com UTIs, centro cirúrgico, pronto atendimento, centro de diagnóstico, hemodinâmica, reabilitação e ambulatório com 15 consultórios. Serão mais de 26 mil m² de área construída, distribuídos em três pavimentos, com prazo de obra de 18 meses.
A governadora Raquel Lyra destacou que o projeto faz parte da estratégia de descentralização dos serviços de saúde, aproximando os atendimentos de qualidade da população do interior. A unidade beneficiará principalmente os 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde.
O hospital será construído pela Cehab (Companhia Estadual de Habitação e Obras) e foi desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos. A estrutura deve atender casos complexos nas áreas de neurologia, ortopedia, cardiologia, queimados, clínica médica e cirurgia geral.
Além do Hospital Mestre Dominguinhos, o Governo de Pernambuco também lançou recentemente a licitação para a construção de quatro grandes maternidades, incluindo uma em Garanhuns.
