Jovem com Síndrome de Down Inspira Luta pela Inclusão Social

Por Redação 24/03/2025 12:31 • Atualizado 24/03/2025
Compartilhe

No Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado nesta sexta-feira (21), o Ministério do Esporte recebeu a visita de João Vítor de Paiva Bittencourt, ativista digital e influenciador, eleito o melhor influenciador na categoria Diversidade e Inclusão do iBest. João, que é o primeiro jovem com Síndrome de Down nomeado pelo Conselho do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, é reconhecido por sua defesa dos direitos das pessoas com deficiência e pela luta pela inclusão social.

Apaixonado por esportes desde a infância, João Vítor, natural de Goiás, quebrou barreiras relacionadas à sua condição genética. Ele pratica dança, natação, basquete, vôlei e futebol, e tem conquistado reconhecimento nas redes sociais, onde compartilha sua trajetória inspiradora com o nome @Jvdepaiva. Além de ter sido agraciado com a comenda Anhanguera, pelo governo de Goiás, o jovem também realizou palestras para mais de 1.500 professores no Sesi Senai e segue em sua jornada educacional, atualmente concluindo o curso de Educação Física. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ele escreveu o artigo “Treinamento Resistido na Síndrome de Down”, que será publicado em breve como um livro.

João compartilhou em suas redes sociais a importância de sua jornada, afirmando que suas postagens motivaram muitas pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências a se inspirarem em sua luta diária. “Com a postagem dos meus vídeos, muitas pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências se sentiram inspiradas e motivadas na minha luta diária”, disse o jovem, que também expressa seu amor por trabalhar com crianças e idosos.

O secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, comentou sobre o impacto transformador do esporte na vida das pessoas com deficiência e anunciou uma nova iniciativa do Ministério do Esporte. “Para ajudar pessoas com deficiência, o Ministério do Esporte vai lançar três núcleos do Programa Semear em São José do Rio Preto (SP), Marília (SP) e Rio de Janeiro, para atender pessoas com deficiência visual e Síndrome de Down”, destacou Araújo.

João Vítor também se destacou por sua dedicação e superação. Ele passou em quatro vestibulares, obteve uma excelente nota no Enem e está concluindo sua formação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Além disso, João já atuou como protagonista no filme de comédia Colegas, lançado em 2012, e está trabalhando no segundo filme da série, Colegas e o Herdeiro, que será lançado em novembro e já está sendo apresentado em festivais.

Márcia Regina de Paiva, mãe de João, que abandonou sua carreira como advogada e psicóloga para cuidar do filho quando criança, compartilhou o orgulho pelo desenvolvimento de João. “João é muito inteligente, mas teve dificuldades. Hoje ele é um exemplo de superação e conquista”, afirmou.

Deixe um comentário

Mais do V1 News