O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lançará sua pré-candidatura à Presidência da República no dia 4 de abril, em Salvador (BA), ao lado do cantor Gusttavo Lima. A parceria entre os dois foi confirmada pelo político, mas a definição sobre a formação da chapa ocorrerá apenas em 2026.
“Vamos sair juntos para disputar a Presidência. Em 2026, vamos decidir. Dia 4 de abril vou receber o título de cidadão baiano e vou lançar minha pré-candidatura. O Gusttavo Lima estará lá e vamos juntos caminhar pelos estados. As decisões serão tomadas no decorrer da campanha. Mas uma coisa está certa: andaremos juntos”, afirmou Caiado.
O evento de lançamento acontecerá no Centro de Convenções de Salvador, e o cantor, que já manifestou interesse em concorrer à Presidência, estará presente. No início do ano, Gusttavo Lima declarou que seu nome estaria à disposição para disputar as eleições, mesmo sem estar filiado a um partido. Segundo ele, sua intenção é oferecer uma alternativa ao povo brasileiro.
“O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi”, afirmou o cantor em entrevista ao site Metrópoles.
Apesar do compromisso firmado com Caiado, Gusttavo Lima ainda não definiu se irá se filiar ao União Brasil. O governador ressaltou que a decisão sobre a filiação do cantor poderá ser tomada apenas em 2026.
Cenário Eleitoral
Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada em janeiro mostrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa para 2026, com 30% das intenções de voto, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%. Gusttavo Lima aparece com 12%, enquanto o empresário Pablo Marçal (PRTB) soma 11%. Ciro Gomes teria 9%, Romeu Zema e Ronaldo Caiado, 3% cada. Os indecisos representam 5%, e os votos brancos, nulos ou abstenções somam 14%.
Enquanto isso, Caiado segue se movimentando nos bastidores e adota um discurso alinhado ao eleitorado conservador. “No dia 4 de abril, vou receber o título de cidadão baiano e também farei o lançamento da minha pré-campanha. Gusttavo Lima estará lá. Quanto à chapa, vamos decidir em 2026. Agora, estamos acordados que vamos andar juntos, visitando os estados, e tomaremos em 2026 uma decisão conjunta”, concluiu o governador.
