A 56ª edição da tradicional Paixão de Cristo de Nova Jerusalém teve início com uma pré-estreia emocionante nesta sexta-feira (11), no distrito de Fazenda Nova, Brejo da Madre de Deus. O evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause, que prestigiaram o espetáculo ao lado de autoridades, artistas e centenas de convidados.
Reconhecida como o maior teatro ao ar livre do mundo, a encenação dos últimos dias de Jesus Cristo é símbolo da cultura pernambucana e grande impulsionadora do turismo regional. Durante a cerimônia de abertura, a governadora destacou o papel estratégico do evento na economia criativa do estado.
“Estamos todos juntos aqui para manter nossa tradição e, mais do que isso, fortalecer a nossa economia, cultura e o turismo. O Governo de Pernambuco vem trabalhando muito para apoiar esse espetáculo e toda a cultura pernambucana. Pelo terceiro ano consecutivo estamos aqui para divulgar esse evento tão lindo”, afirmou Raquel Lyra.
A temporada de apresentações vai até o Domingo de Páscoa, em 20 de abril, atraindo turistas de todo o Brasil e de outros países. O evento é realizado com o apoio do Governo do Estado, por meio da Empetur, reforçando o compromisso com iniciativas que movimentam o setor turístico e valorizam o patrimônio cultural pernambucano.


Segundo o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, os números mostram o impacto positivo da Paixão de Cristo na região. “É um momento em que Pernambuco é visto pelo mundo todo. Atrai turistas de fora e fortalece o turismo interno. O aumento no fluxo de passageiros no aeroporto e de público no evento reflete essa força”, declarou.
Além da estrutura monumental da cidade-teatro de Nova Jerusalém — com muralhas, torres e cenários que reproduzem a Jerusalém antiga —, a temporada 2025 traz um planejamento cuidadoso de segurança. A Secretaria de Defesa Social (SDS) lançou uma operação especial para a Semana Santa, com investimento de R$ 1,4 milhão e reforço de 8.054 jornadas extras de trabalho, envolvendo policiais civis e militares, bombeiros e agentes da Polícia Científica.
A Operação Lei Seca também será intensificada, com 54 blitze e 12 ações educativas em polos estratégicos como Brejo da Madre de Deus, Gravatá, Caruaru e Região Metropolitana do Recife.
O coordenador do espetáculo, Robinson Pacheco, celebrou a abertura da temporada com entusiasmo. “São 56 anos de espetáculo e tudo está acontecendo conforme o planejado. Estamos muito felizes e confiantes de que teremos uma temporada de pleno sucesso.”

Fotos: Janaína Pepeu/Secom