O Papa Francisco, de 88 anos, continua internado há três semanas para tratar uma pneumonia bilateral no hospital Gemelli, em Roma. Segundo o Vaticano, o pontífice permanece estável dentro de um “quadro complexo” e tem respondido bem às terapias, incluindo fisioterapia respiratória e motora.
Na manhã desta sexta-feira (7), a agência Vatican News informou que Francisco teve uma noite tranquila e acordou por volta das 8h (horário local). Durante o dia, ele alternou momentos de descanso, orações e trabalho. O papa deixou seu quarto por 20 minutos para rezar na capela próxima e realizou algumas atividades administrativas.
De acordo com o comunicado oficial da Santa Sé, Francisco segue recebendo oxigenação de alto fluxo durante o dia e ventilação mecânica não invasiva à noite. A equipe médica ressaltou que, nos últimos dias, ele não apresentou episódios de insuficiência respiratória ou febre.
Agradecimento aos fiéis
Na quinta-feira (6), o Vaticano divulgou pela primeira vez um áudio do pontífice desde sua internação, no qual ele agradece as orações dos fiéis que se reúnem diariamente na Praça São Pedro. Na mensagem, Francisco, com a voz frágil, expressa sua gratidão e envia bênçãos aos devotos.
“Agradeço do fundo do coração as orações que vocês fazem pela minha saúde. Eu as acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem cuide de vocês. Obrigado.”
O papa não tem sido visto em público desde o início da internação, sua maior ausência desde o início do pontificado, há 12 anos. Conhecido por sua dedicação ao trabalho, ele tem mantido algumas atividades dentro do hospital.
Histórico de saúde frágil
Francisco já enfrentou diversos problemas de saúde nos últimos anos. Ele é propenso a infecções pulmonares, pois teve pleurisia na juventude e precisou remover parte de um pulmão. Em 2023, passou por uma cirurgia abdominal e enfrentou dificuldades de locomoção devido a problemas no joelho.
Apesar da melhora clínica, o Vaticano informou que um novo boletim médico só será divulgado no sábado (8) e que o prognóstico do pontífice segue reservado.
