O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionou neste sábado (26) se o presidente da Rússia, Vladimir Putin, realmente deseja um acordo de paz. A declaração foi feita após uma reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, realizada minutos antes do funeral do papa Francisco, no Vaticano.
O encontro marcou a primeira reunião presencial entre Trump e Zelensky desde o embate ocorrido na Casa Branca, em fevereiro deste ano.
Após a conversa, Trump usou sua rede social, o Truth Social, para levantar dúvidas sobre as intenções de Putin, especialmente após os recentes ataques russos a áreas civis na Ucrânia. O presidente norte-americano também sugeriu a possibilidade de impor novas sanções à Rússia.
“Não havia motivo para Putin disparar mísseis contra áreas civis, cidades e vilas nos últimos dias”, escreveu Trump. “Isso me faz pensar que talvez ele não queira parar a guerra, esteja apenas me incentivando e precise ser tratado de forma diferente, por meio de ‘Sanções Bancárias’ ou ‘Sanções Secundárias’? Muitas pessoas estão morrendo!!!”, completou.
A reunião entre Trump e Zelensky ocorre em um momento crítico para a guerra na Ucrânia, com a intensificação dos bombardeios russos e esforços diplomáticos renovados para buscar uma saída para o conflito.
